Discussão sobre este post

Avatar de User
Avatar de Eduardo

Mais um artigo muito bem escrito. Excelente!!

Mais uma abordagem que coloca o avanço dos BRICS, capitaneados pela China, Rússia, Índia e Irã, que não é sequer citado no texto.

Alias, a retomada das Rotas da Seda, pela China, iniciada em 2013, foi citada no artigo com a abreviatura dos analistas americanos: BRI.

E, para piorar a tendenciosidade do artigo, tudo é colocado como "erro do Ocidente", numa clara visão imperialista, como se o planejamento e execução dos acordos internacionais do BRICS, capitaneados pelos quatro países citados, fosse algo ruim, sorrateiro e mau, afinal, o "Ocidente" tem sempre que ditar as regras e tudo o que o Sul Global faz é sorrateiro e deve-se "tomar cuidado".

Desculpe, mas hoje não existe mais essa dicotomia "Ocidente/Oriente".

O que existe é um país, outrora hegemônico (os EUA), percebendo a falência estrutural do capitalismo e a progressão, muito sólida e bem estruturada, dos países progressistas, que formam um bloco aberto a todos os outros países do mundo, representados em parte pelo BRICS.

Esse país hegemônico (EUA) que já perdeu o controle do mundo e fomenta cada vez mais guerras pelo mundo, acreditando que esse método de dominação ainda funciona.

O capitalismo está ruindo.

Tirando essa visão imperialista, o artigo está muito bem escrito.

Parabéns!!!!

Expand full comment

Nenhuma publicação